Start-up



Startups!

Antes de falarmos de startup como empresa é preciso falar de startup como movimento.
Não estou falando de protesto, partido ou algo assim.  Startup hoje, no mundo, tem um significado que reflete o momento em que vivemos. Na verdade é a convergência de alguns desses momentos: o pensamento socioambiental, o empreendedorismo, as redes sociais, e a chegada da Geração Y a cargos maiores nas empresas. Tudo isso trouxe uma nova forma de pensar o mundo, uma lente nova para enxergar a realidade.
O que antes era um problema passou a ser uma oportunidade. E uma oportunidade que só o Indivíduo pode resolver, e não uma corporação.
Então, simplificando, startups são uma nova forma de FAZER acontecer algo novo. Algo que vai solucionar um problema e preencher uma necessidade. É uma forma de empreender e principalmente, é um estilo de vida.

Mas afinal, o que é uma Startup?
Muitas pessoas dizem que qualquer pequena empresa em seu período inicial pode ser considerada uma startup. Outros defendem que uma startup é uma empresa com custos de manutenção muito baixos, mas que consegue crescer rapidamente e gerar lucros cada vez maiores. Mas há uma definição mais atual, que satisfaz a diversos especialistas, a própria comunidade e investidores: uma startup será sempre um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza.

Um cenário de incertezas significa que não há como afirmar se aquela ideia e projeto de empresa irão realmente dar certo, ou ao menos se provarem sustentáveis.

Ser repetível significa ser capaz de entregar o mesmo produto novamente em escala potencialmente ilimitada, sem muitas customizações ou adaptações para cada cliente. Isso pode ser feito tanto ao vender a mesma unidade do produto várias vezes, ou tendo-os sempre disponíveis, independente da demanda. Uma analogia simples para isso seria o modelo de venda de filmes: não é possível vender a mesmo unidade de DVD várias vezes, pois é preciso fabricar um diferente a cada cópia vendida. Por outro lado, é possível ser repetível com o modelo pay-per-view : o mesmo filme é distribuído a qualquer um que queira pagar por ele, sem que isso impacte na disponibilidade do produto, ou no aumento significativo do custo por cópia vendida.

Ser escalável é a chave de uma startup: significa crescer cada vez mais, sem que isso influencie no modelo de negócios. Crescer em receita, mas com custos crescendo bem mais lentamente. Isso fará com que a margem seja cada vez maior, acumulando lucros e gerando cada vez mais riqueza.

E como fazer uma Statup?

Alguns passos iniciais, mas o principal deles é: reúna, vá a encontros, participe da comunidade empreendedora da sua cidade. Escute a experiência, e saia do lugar.

1.       Encontre pessoas que você acredite que juntas possam construir algo incrível! Esses sãos os Co-founders (co-fundadores)
2.       Encontre alguma coisa que você goste muito e que ela poderia ser feita de uma forma muito melhor. Isso é o seu mercado. (Screatching the ich)
3.       Se você dedicar a sua vida a que isso aconteça, o que ela irá se tornar? Isso é a sua visão.
4.       Qual é a menor possibilidade do seu negócio que você pode construir e testar para que outros concordem? Isso é o seu minimal viable produtc (MVP). [Produto mínimo viável]
5.       Qual é o menor time possível para construir o produto? Lembre-se que eles devem compartilhar de seus valores, visão e ambição.
6.       Construa, e lance. Esse é o primeiro teste.
7.       Comemore, afinal você já fez passos importantes.
8.       Fale com clientes que se importam com o seu produto. Eles são os mais importantes no mundo. São seus primeiros clientes e de onde virá grande parte dos FeedBacks.
9.       Tem algo no seu produto que seus clientes não podem viver?
10.   Melhore os itens de acordo com seus clientes. E veja se eles não começam a contar os amigos como é bacana o que você construiu.
11.   Reveja a todo tempo sua visão. Ela pode ser maior do que você originalmente pensou.
12.   Encontre um modo de ganhar dinheiro que é alinhado com aquilo que seus clientes não podem viver sem.
13.   Reinvista na sua empresa. Corra atrás da sua visão. Isso significa mais usuários felizes.
14.   Fazer algo cada vez melhor é viciante. Volte ao passo três. Fazer algo que você gosta, com as melhores pessoas no mundo, vale qualquer dor de cabeça.


Alguns Links interessantes para entender e acompanhar mais sobre startups:


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