quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Antecedentes: Ameaças e oportunidades
Mococa, a antiga Sesmaria da Zabelônia do século XIX, completou neste ano 157 anos de existência.
Depois de um grande período de 60 anos de predomínio da riqueza da cafeicultura, entre 1870 e 1929, com a crise do café, os fazendeiros passaram investir na criação de gado de leite. A economia leiteira trouxe durante outros 60 anos, grande notoriedade e se sustentou até o final do século XX. Nesse período a economia de Mococa também ensaiou alguns passos no ramo metal-mecânico. Todas estas vocações infelizmente não subsistiram ao novo século. Atualmente Mococa vive uma crise de vocação que fica perceptível na estagnação econômica e na estabilização do número de habitantes em torno de 66 mil desde o ano 2.000.

Nesta última década não surgiram oportunidades significativas para o desenvolvimento sustentável e os jovens são os que fatalmente deixam a cidade em busca de oportunidade.

Preocupados com isto, várias pessoas gestaram a ideia de criação de uma agência de desenvolvimento há vários anos. Em 28/07/2012 foi então constituída a Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Mococa - Agência.Mococa+, que tem por objeto o desenvolvimento econômico e social da região de Mococa, de forma integrada e sustentável, por meio da articulação de interesses em torno de objetivos comuns e estímulo à realização de ações conjuntas entre os municípios e as entidades públicas e privadas atuantes na região. A agência foi inicialmente criada pelas seguintes instituições: ACI Mococa – Associação Comercial e Industrial de Mococa; Centro de Voluntariado de Mococa; FUNVIC – Fundação Universitária Vida Cristã; AEAM – Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Mococa; Sindicato Rural Patronal; FATEC – Faculdade de Tecnologia de Mococa; AESCON Mococa – Associação dos Empresários de Serviços Contábeis e Contabilistas de Mococa.
Em um futuro breve outras instituições irão integrar a Agência.Mococa+.



Propósito de um Plano
Entre os principais desafios identificados pela  Agência.Mococa+ no processo de desenvolvimento encontram-se:

a)     a elaboração de um Plano Estratégico de Longo Prazo com a identificação e exploração de vocações e;

b)     a coordenação e implementação de um Observatório Social de Mococa, visando à coesão social através da correta aplicação dos recursos públicos e da transparência na gestão pública.


Estratégia de implantação

Na frente de desenvolvimento, a estratégia utilizada é a da criação de uma nova vocação regional. Com as dificuldades de desenvolvimento do Município de Mococa, associados às indefinições relacionadas às antigas vocações, um grande esforço vem sendo desenvolvido no sentido de “criar” uma nova vocação que possibilite aproveitar os recursos humanos, materiais e financeiros existentes na região, de forma sustentável e competitiva.

Foi então identificada a primeira oportunidade com a montagem de uma “Fábrica de Software” que paralelamente irá se consolidar como uma “Incubadora de Empresas de Tecnologia da Informação” (Aceleradora) e aproveitar o excedente de mão-de-obra qualificada formada por 4 instituições do município.

O modelo organizacional escolhido é o de uma “Empresa Social” cujo lucro será empregado no objetivo de desenvolvimento de empresas de TI em Mococa e região. Para realizar isto foi criado o Grupo Desenvolve Mococa TI.

O grupo possui um blog onde as principais informações podem ser conhecidas em maior profundidade. É um Grupo de profissionais da área de Tecnologia 
de Informação de Mococa e Região. 

Para agregar estes profissionais foi também criado um grupo no LINKED IN que é uma aplicação na internet que agrega currículos de profissionais. Hoje o grupo tem 76 membros interessados neste assunto.

Com o grupo têm sido desenvolvidas inúmeras ações de organização e preparação. De um lado ações para estabelecer a competência da Fábrica de Software M (de Mococa) e de outro o desenvolvimento de pequenas empresas (StartUps) de TI que seriam fornecedoras e parceiras da Empresa Social.

Realizou-se então um primeiro treinamento em maio 2013 na FUNVIC o mini-curso de ANDROID. O objetivo era identificar o potencial de exploração do seg-mento de APPs (app é a abreviatura de aplicativo, programas específicos que podem ser baixados e instalados em determinados 

Foi realizado também, com muito sucesso o primeiro StartUp Day com o apoio da FUNVIC e da ACIMococa. Recebemos uma ajuda extraordinária da BridgeStartup (uma aceleradora muito ativa de São Carlos-SP.

Participaram 37 profissionais de Mococa e região, divididos em 8 grupos de empresas virtuais, os participantes experimentaram a criação de conceitos de negócios com a ferramenta CANVAS. e demonstraram que o método é muito ágil e descomplicado.

No embalo foi realizado em setembro, junto com a Feira do Empreendedor o primeiro StartUp Overnight para aprofundar conhecimento e solidificar as ações. A expectativa agora é planejar e desenvolver muitas ações para estimular o empreendedorismo de jovens profissionais de TI na criação de empresas, de aplicativos para smartphones, tablets e computadores e a captação de contratos de serviços de TI para a empresa social.




Na outra perna de sustentação da Agência foram empregados imensos esforços de criação de um observatório social em MococaPara o desenvolvimento desse trabalho de sistematização de um plano de Educação Fiscal a Agência contou com o apoio do Observatório Social do Brasil e da Receita Federal.

O que é um Observatório Social (OS)?
É um espaço para o exercício da cidadania, que deve ser democrático e apartidário e reunir o maior número possível de entidades representativas da sociedade civil com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

Cada Observatório Social é integrado por cidadãos brasileiros que transformaram o seu direito de indignar-se em atitude: em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos. São empresários, profissionais, professores, estudantes, funcionários públicos e outros cidadãos que, voluntariamente, entregam-se à causa da justiça social.

Em 03 e 04 de outubro 2013 participamos do 2º ENCONTRO DOS OBSERVATÓRIOS SOCIAIS DE SÃO PAULO.
Em 09/10/2013 passamos a compor a rede de Observatórios Sociais do Brasil e demos início ao OBSERVATÓRIO SOCIAL DE MOCOCA que é uma diretoria da Agência.Mococa+







Nenhum comentário:

Postar um comentário